sábado, 31 de dezembro de 2011

Thought of the Day


"Developing inner values is much like physical exercise. The more we train our abilities, the stronger they become. The difference is that, unlike the body, when it comes to training the mind, there is no limit to how far we can go."
 Dalai Lama

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ventos da Mudança

"Nada é permanente, salvo a mudança." 
Heráclito 




Acho que há poucas certezas na vida e uma delas é a mudança. Acredito, plenamente, que todos nós temos a capacidade de mudar algo em si ou alguma coisa.

Sempre nos deparamos com algo com o qual não concordamos, não nos identificamos ou -  simplesmente - do qual não gostamos. No curso de nossas vidas, sempre haverá alguma adversidade - fato! Contudo, cabe a nós distinguir aquelas que podemos mudar daquelas que não podemos.

Com essa distinção feita, podemos partir então para os passos da mudança que são três: a vontade, o planejamento e a execução.

Diante de algo que nos desagrada em nossas próprias vidas ou em nós mesmos, não devemos nos acomodar e pensar que não podemos modificar a situação. Então, tem de partir de nós a vontade de mudar. Essa vontade é a força motriz para o próximo passo: planejar.
Planejamento é essencial para definirmos como iremos mudar aquilo que nos incomoda, quanto tempo teremos para realizar a mudança, a importância da mudança em nossas vidas e na vida daqueles com quem convivemos e os benefícios advindos dessa nossa atitude.

E por fim, poderemos executar a mudança tão almejada e tão planejada! Sendo assim, poderemos desfrutar da vida em sua plenitude, daquela vida que queremos ter, e sermos felizes por nos tornamos donos do nosso destino - de fato!
  
Que em 2012, possamos mudar algo dentro de nós mesmos, nas nossas vida, em nossa comunidade, em nosso país.... no mundo!

E termino com meu poeta favorito, Fernando Pessoa:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Thought of the Day



"My hope and wish is that one day, formal education will pay attention to what I call 'education of the heart'. Just as we take for granted the need to acquire proficiency in the basic academic subjects, I am hopeful that a time will come when we can take it for granted that children will learn, as part of the curriculum, the indispensability of inner values: love, compassion, justice, and forgiveness."
Dalai Lama

domingo, 25 de dezembro de 2011

Quote of the Day

 
"Do give books - religious or otherwise - for Christmas. 
They're never fattening, seldom sinful, and permanently personal."
 
Lenore Hershey

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Descomplicar


Recebi o seguinte texto da escritora e jornalista Leila Ferreira e resolvi compartilhar com vocês.
Boa semana a todos =)

"Se eu tivesse que escolher uma palavra - apenas uma - para ser item obrigatório no vocabulário da mulher de hoje, essa palavra seria um verbo de quatro sílabas: descomplicar.

Depois de infinitas (e imensas) conquistas, acho que está passando da hora de aprendermos a viver com mais leveza: exigir menos dos outros e de nós próprias, cobrar menos, reclamar menos, carregar menos culpa, olhar menos para o espelho.

Descomplicar talvez seja o atalho mais seguro para chegarmos à tão falada qualidade de vida que queremos - e merecemos - ter. Mas há outras palavras que não podem faltar no kit existencial da mulher moderna. Amizade, por exemplo. Acostumadas a concentrar nossos sentimentos (e nossa energia...) nas relações amorosas, acabamos deixando as amigas em segundo plano. E nada, mas nada mesmo, faz tão bem para uma mulher quanto a convivência com as amigas. Ir ao cinema com elas (que gostam dos mesmos filmes que a gente), sair sem ter hora para voltar, compartilhar uma caipivodca de morango e repetir as histórias que já nos contamos mil vezes - isso, sim, faz bem para a pele. Para a alma, então, nem se fala.
Ao menos uma vez por mês, deixe o marido ou o namorado em casa, prometa-se que não vai ligar para ele nem uma vez (desligue o celular, se for preciso) e desfrute os prazeres que só uma boa amizade consegue proporcionar. E, já que falamos em desligar o celular, incorpore ao seu vocabulário duas palavras que têm estado ausentes do cotidiano feminino: pausa e silêncio. Aprenda a parar, nem que seja por cinco minutos, três vezes por semana, duas vezes por mês, ou uma vez por dia - não importa - e a ficar em silêncio. Essas pausas silenciosas nos permitem refletir, contar até 100 antes de uma decisão importante, entender melhor os próprios sentimentos, reencontrar a serenidade e o equilíbrio quando é preciso.
Também abra espaço, no vocabulário e no cotidiano, para o verbo rir. Não há creme anti-idade nem botox que salve a expressão de uma mulher mal-humorada. Azedume e amargura são palavras que devem ser banidas do nosso dia a dia. Se for preciso, pegue uma comédia na locadora, preste atenção na conversa de duas crianças, marque um encontro com aquela amiga engraçada - faça qualquer coisa, mas ria. O riso nos salva de nós mesmas, cura nossas angústias e nos reconcilia com a vida.

Quanto à palavra dieta, cuidado: mulheres que falam em regime o tempo todo costumam ser péssimas companhias. Deixe para discutir carboidratos e afins no banheiro feminino ou no consultório do endocrinologista. Nas mesas de restaurantes, nem pensar. Se for para ficar contando calorias, descrevendo a própria culpa e olhando para a sobremesa do companheiro de mesa com reprovação e inveja,
melhor ficar em casa e desfrutar sua salada de alface e seu chá verde sozinha.
Uma sugestão?
Tente trocar a obsessão pela dieta por outra palavra que, essa sim, deveria guiar nossos atos 24 horas por dia: gentileza. Ter classe não é usar roupas de grife: é ser delicada. Saber se comportar é infinitamente mais importante do que saber se vestir. Resgate aquele velho exercício que anda esquecido: aprenda a se colocar no lugar do outro, e trate-o como você gostaria de ser tratada, seja no trânsito, na fila do banco, na empresa onde trabalha, em casa, no supermercado, na academia.
E, para encerrar, não deixe de conjugar dois verbos que deveriam ser indissociáveis da vida: sonhar e recomeçar. Sonhe com aquela viagem ao exterior, aquele fim de semana na praia, o curso que você ainda vai fazer, a promoção que vai conquistar um dia, aquele homem que um dia (quem sabe?) ainda vai ser seu, sonhe que está beijando o Brad Pitt ... sonhar é quase fazer acontecer. Sonhe até que aconteça.
E recomece, sempre que for preciso: seja na carreira, na vida amorosa, nos relacionamentos familiares. A vida nos dá um espaço de manobra: use-o para reinventar a si mesma. E, por último (agora, sim, encerrando), risque do seu Aurélio a palavra perfeição. O dicionário das mulheres interessantes inclui fragilidades, inseguranças, limites. Pare de brigar com você mesma para ser a mãe perfeita, a dona de casa impecável, a profissional que sabe tudo, a esposa nota mil. Acima de tudo, elimine de sua vida o desgaste que é tentar ter coxas sem celulite, rosto sem rugas, cabelos que não arrepiam, bumbum que encara qualquer biquíni. Mulheres reais são mulheres imperfeitas. E mulheres que se aceitam como imperfeitas são mulheres livres. Viver não é (e nunca foi) fácil, mas, quando se elimina o excesso de peso da bagagem (e a busca da perfeição pesa toneladas), a tão sonhada felicidade fica muito mais possível."

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Quote of the Day

 
 
"It may make your blood boil and your mind may not be changed, but the practice of listening to opposing views is essential for effective citizenship. It is essential for our democracy."
 
President Barack Obama, 2010

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Thought of the Day



"Even more important than the warmth and affection we receive, is the warmth and affection we give. It is by giving warmth and affection, by having a genuine sense of concern for others, in other words through compassion, that we gain the conditions for genuine happiness. More important than being loved, therefore, is to love."
Dalai Lama

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Quote of the Day


"It is good to be without vices, but it is not good to be without temptations."
Walter Bagehot
English economist & journalist (1826 - 1877)

Quote of the Day


“Se você não se atrasar demais, posso te esperar por toda a minha vida.”
Oscar Wilde