sábado, 28 de maio de 2011

Mitos

Desde menina, sempre fui muito pensativa e curiosa sobre os dilemas da humanidade. Deus, morte, filosofia e mitos sempre me interessaram muito. 

Em relação aos mitos, quando adolescente, me interessei pelo mito de Teseu e o Minotauro. Desse mito, veio meu nome. Originalmente, Ariadne em grego, quer dizer castíssima. Então, fui atrás do mito. E reconto aqui o que li um dia.



Ariadne e Baco

Ariadne ou Ariadna, segundo a mitologia grega, é a filha de Minos, rei de Creta. Apaixonou-se por Teseu quando este foi mandado a Creta, voluntariamente, como sacrifício ao Minotauro que habitava o labirinto construido por Dédalo e tão bem projetado que quem se aventurasse por ele não conseguiria mais sair e era devorado pelo Minotauro. Teseu resolveu enfrentar o monstro. Foi ao renomado Oráculo de Delfos para descobrir se sairia vitorioso. O Oráculo lhe disse que deveria ser ajudado pelo amor para vencer o minotauro.

Ariadne, a filha do rei Minos, lhe disse que o ajudaria se este a levasse a Atenas para que ela se casasse com ele. Teseu reconheceu aí a única chance de vitória e aceitou. Ariadne, então, lhe deu uma espada e um novelo de linha (Fio de Ariadne), para que ele pudesse achar o caminho de volta, do qual ficaria segurando uma das pontas. Teseu saiu vitorioso e partiu de volta à sua terra com Ariadne, embora o amor dele para com ela não fosse o mesmo que o dela por ele.

No caminho de volta, passaram na ilha de Naxos, então governada por Smerdius, filho de Naxos. Os habitantes de Naxos receberam Teseu e seus companheiros como convidados mas, durante a noite, Teseu teve um sonho em que Dionísio o ameaçava se ele não deixasse Ariadne para o deus.
Teseu parte sem Ariadne, e Dionísio a leva para a montanha chamada de Drius. Depois disso, os dois desaparecem, e Ariadne nunca mais foi vista.

Bom, para mim, ficou clara a influência do meu nome sobre minha pessoa.
E até hoje me vejo à espera de um Teseu  =/


Nenhum comentário:

Postar um comentário