domingo, 6 de novembro de 2011

Nietzsche para estressados

        

        Há uma semana comprei o livro "Nietzsche para estressados", de Allan Percy, e estou lendo aos poucos e com calma. O livro tem citações de Nietzsche - com uma explicação ou complementação do autor - para despertar a mente e combater as preocupações da vida moderna.

         Hoje me deparei com a citação de número 42, que diz assim: 

         " Eis a tarefa difícil: fechar a mão aberta do amor e ser modesto como doador".
O filósofo Jiddu Krishnamurti discorre da seguinte maneira sobre o que significa amar: 
       Liberdade e amor andam juntos. Amor não é reação. E se eu o amo porque você me ama, trata-se de mero comércio, algo que pode ser comprado no mercado. Amar é não pedir nada em troca, é nem mesmo sentir que se está oferecendo algo. Somente um amor assim pode conhecer a liberdade. (...) Quando vemos uma pedra pontiaguda em um caminho frequentando por pedestres descalços, nós a retiramos não porque nos pedem, mas porque nos preocupamos com os outros, não importa quem sejam. Plantar uma árvore e cuidar dela, olhar o rio e desfrutar da plenitude da terra... para tudo isso é preciso liberdade - e, para ser livre, é preciso amar."

         Essa liberdade é o que permite a duas pessoas amarem-se sem imposição. Também está por trás do amor universal: uma atitude generosa do indivíduo com o mundo; dar pelo simples prazer de fazê-lo, sem esperar nada em troca, nem sequer reconhecimento.

Uma boa semana a todos =)






Nenhum comentário:

Postar um comentário