quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ventos da Mudança

"Nada é permanente, salvo a mudança." 
Heráclito 




Acho que há poucas certezas na vida e uma delas é a mudança. Acredito, plenamente, que todos nós temos a capacidade de mudar algo em si ou alguma coisa.

Sempre nos deparamos com algo com o qual não concordamos, não nos identificamos ou -  simplesmente - do qual não gostamos. No curso de nossas vidas, sempre haverá alguma adversidade - fato! Contudo, cabe a nós distinguir aquelas que podemos mudar daquelas que não podemos.

Com essa distinção feita, podemos partir então para os passos da mudança que são três: a vontade, o planejamento e a execução.

Diante de algo que nos desagrada em nossas próprias vidas ou em nós mesmos, não devemos nos acomodar e pensar que não podemos modificar a situação. Então, tem de partir de nós a vontade de mudar. Essa vontade é a força motriz para o próximo passo: planejar.
Planejamento é essencial para definirmos como iremos mudar aquilo que nos incomoda, quanto tempo teremos para realizar a mudança, a importância da mudança em nossas vidas e na vida daqueles com quem convivemos e os benefícios advindos dessa nossa atitude.

E por fim, poderemos executar a mudança tão almejada e tão planejada! Sendo assim, poderemos desfrutar da vida em sua plenitude, daquela vida que queremos ter, e sermos felizes por nos tornamos donos do nosso destino - de fato!
  
Que em 2012, possamos mudar algo dentro de nós mesmos, nas nossas vida, em nossa comunidade, em nosso país.... no mundo!

E termino com meu poeta favorito, Fernando Pessoa:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário