segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como não esperar nada ?!?!

Quando um novo ano se inicia, é natural que tenhamos uma série de expectativas sobre nossa vida. Depois de fazer um balanço - para mim, sempre necessário! - do ano que findou, começamos então a tecer uma série de considerações sobre o que desejamos para o ano quese inicia.

E me indago: como não esperar nada?!?! Há muitos que dizem que quando não se espera, não há frustração. E entendo bem o que essa frase quer dizer, pois eu acredito que é mesmo algo condizente com alguém que se entitula realista. E eu sou bem realista!

Admito que no passado eu era pessimista e a mesma frase teria uma outra versão: esperar o pior é ótimo porque se o pior se realizar não há decepção, mas se algo bom acontecer, será melhor ainda! Por anos a fio, sempre esperei o pior. Contudo, um dia acordei porque percebia que sempre que esperava o pior, o pior acontecia. O melhor não se realizava nunca.

Passei, então, a acreditar que não podemos esperar nada porque assim não há um tipo de frustração nos rondando. Deixei o pessimismo de lado e adotei uma postura mais realista...

Enfim, estou vivendo uma transição do realismo para o otimismo. Agora já começo a admitir a seguinte versão da mesma frase: como não esperar sempre o melhor?

Um dia, acho que vou dizer - não sem ter sofrido até tal momento - que sou otimista e que a frase deve ser mesmo assim: espere o melhor - sempre!!

Um comentário:

  1. Eu ainda estou mais pro pessimista/realista... "Hoping for the best but expecting the worst"!

    ResponderExcluir