sexta-feira, 1 de abril de 2011

Calvin & Hobbes

Calvin & Haroldo

Você provavelmente já ouviu falar sobre Calvin. Seja em um jornal qualquer, num episódio do Friends, uma camiseta divertida ou mesmo o contato direto com as tiras.  Calvin e Haroldo nasceram da pena de Bill Watterson em 1985 e foram batizados em homenagem aos filósofos John Calvin e Thomas Hobbes. A série durou 10 anos, sua influência permanece.

O cinismo ferino de um garoto de 6 anos e seu bicho de pelúcia me intrigam desde a primeira leitura, nos idos dos anos 90. Calvin é um menino típíco: odeia meninas, escola, comida saudável, tem uma imaginação ilimitada, testa todos os limites e é um questionador nato. Haroldo é o amigo imaginário. Sardônico, quase cruel, ele age como uma espécie de voz da razão sarcástica, na pele de um tigre brincalhão. Bill Watterson consegue transmitir em suas tirinhas a inocente malandragem de uma criança levada ao mesmo tempo que faz críticas politicas e sociais.
 
Esse desenho, em particular, me passa uma coisa boa, estar num lugar aconchegante só como nossa própria casa pode ser. Leio sempre que posso porque tenho alguns livros em casa, tanto em inglês como português. Recomendo =) 
 

Um comentário:

  1. Eu adoro o Calvin! Tenho uns 2 ou 3 álbuns que comprei ainda nos tempos de UnB (na banca do Gilson... ;-} )

    ResponderExcluir