domingo, 5 de setembro de 2010

Quote of the Day





"A little sincerity is a dangerous thing, and a great deal of it is absolutely fatal."
Oscar Wilde

2 comentários:

  1. Prezado Senhor Oscar Wilde:
    Há cento e dez anos de sua morte (ou passagem), essa frase ainda é citada. Suas obras e seu talento literário reconhecidos. Sou um homem do povo, cidadão comum, sem qualidades dignas de nota nem talento reconhecido em qualquer atividade, arte ou saber.
    A sua citação é apoiada por outros grandes homens das letras: "It is dangerous to be sincere unless you are also stupid." (George Bernard Shaw)
    Mas permita-me solicitar seu esclarecimento. Em qual contexto esse pensamento lhe ocorreu? Desculpe-me se avanço além do limite permitido pela boa educação ao perguntar: Estava o senhor sofrendo consequências ruins por ter sido sincero? Em outras palavras: acaso estava o senhor em momento de tristeza, revolta ou profunda decepção pela reação de outros à sua sinceridade e transparência? Ou a sentença foi cunhada em sentido irônico, desdenhando a falsidade das pessoas, da sociedade em geral? Ou o senhor acredita que a sinceridade deva ser evitada para a autopreservação? Só sua resposta poderá dirimir essas dúvidas quanto ao real sentido do seu pensamento.
    Quanto a mim, mesmo sendo pessoa de pouca relevância social, ouso pensar que, levada ao pé da letra, a afirmação não me permitiria estar aqui. Digo isso por ver e ouvir as crianças. Sendo fatal uma grande sinceridade, a que conclusão chegaríamos frente à absoluta sinceridade desses pequeninos? Seriam todos dizimados? Ou o conselho só vale para os adultos hipócritas que todos somos? Que Deus proteja as criancinhas de tal destino!
    Mas , como já declarei ao senhor, sou homem de pouca cultura, um ignorante, por assim dizer. Isso tem o seu lado bom. Devido a ser ignorante, desaculturado e estar no sopé da pirâmide social eu posso, sem maiores perigos, ser sinceramente estúpido e estúpidamente sincero, na classificação do também eminente e mui letrado senhor Bernard Shaw.
    Ficarei muito honrado se aprouver ao senhor responder esta missiva.
    Respeitosamente,
    Christian Rice.

    ResponderExcluir
  2. Ariane:
    Entre as hipóteses sugeridas pelo senhor Rice, parece-me que Oscar Wilde estava mesmo muito amargurado quando expressou-se dessa forma. Decepção. Não vou falar muito disso. Más lembranças, fantasmas do passado. Alguns ainda vivos, outros já enterrados. Deixo registrado meu desprezo, nojo e nãusea pelas pessoas falsas e dissimuladas. E abomino todas as vezes em que agi dessa forma. Me esforço para limpar as nódoas que ficaram em minh'alma por esses fatos. Busco e admiro a siceridade. O sofrimento, a dor e o perigo de morte são fatos dessa vida em constante trasnformação. Melhor então que seja por uma causa nobre. De que adianta viver se escondendo com fantasias, mentiras e representações? É muito esforço para viver uma vida que não é minha. Prefiro morrer (eu morrer) do que trasnformar a minha vida em atuaação (a morte do eu).
    Sincerely yours,
    Old Lone Monk.

    ResponderExcluir